Modelo com motor de 200 cv chega por R$ 110 mil.Destaque está no controle de largada da Fórmula 1.
O Audi A3 Sport chega ao mercado brasileiro para disputar o segmento dos modelos compactos “Premium”. O hatch de duas portas tem preço sugerido de R$ 110 mil e conta com o motor 2.0 TFSI turboalimentado com injeção direta de combustível, de 200 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h. O torque máximo entre 1.800 e 5.000 rpm é de 280 Nm. O principal destaque luxuoso do modelo é o controle de largada da Fórmula 1. Para acionar o dispositivo, o condutor precisa posicionar a alavanca seletora da transmissão na posição “S”, desativar o sistema de controle da estabilidade através da tecla “ESP Off” no painel e em seguida zerar o hodômetro parcial. Feito isso, o motorista fica com o pé esquerdo no freio e acelera com o direito, como os pilotos fazem atualmente numa largada de Fórmula 1. Ao ultrapassar a barreira dos 3.000 rpm o sistema mantém a rotação do motor estável, mesmo que o acelerador seja acionado até o final de seu curso.
- Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,8 segundos
Segundo a fabricante, ao tirar o pé do pedal do freio, o carro “larga” em rápida aceleração, extraindo a máxima performance do motor com total tração das rodas e sem perda da aderência. Outro diferencial do modelo é o câmbio S tronic de seis velocidades, com sistema de dupla embreagem que oferece trocas mais rápidas ao mesmo tempo em que minimiza o consumo de combustível. Uma das duas embreagens é responsável pelas marchas pares e pela ré, a outra pelas marchas ímpares. O condutor ainda pode optar pelas trocas manual na alavanca de câmbio ou ainda pelos paddles no volante, como em um carro da Fórmula 1.
- Modelo chega ao mercado brasileiro para disputar o segmento de compactos 'Premium'
A caixa de direção também é diferenciada. Equipada com sensores de torção, ela ajuda o carro a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva. A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada. O modelo é equipado ainda com os sistemas de segurança ESP (estabilidade), ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Entre os itens de série estão piloto automático, volante esportivo em couro multifuncional, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis bi-xenon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida, entre outros.